Você sabia que existe um Lago Negro em Gramado? Pois é! Esse é um dos pontos turísticos mais visitados na cidade! Entre águas calmas, hortênsias e araucárias, suas águas escuras fazem parte de um ambiente acolhedor e ao mesmo tempo arrebatador.

Alvo de muitas fotografias, visitas em família e casais apaixonados que buscam por lazer ao ar livre, o local é mais indicado para descansar do que praticar atividade física.

Pode até ser interessante dar uma caminhada ao seu redor, mas não há muitas trilhas adaptadas para corridas e nem academia a céu aberto. Por isso, é mais comum encontrar famílias fazendo piquenique e batendo papo.

Lago Negro em Gramado

Claro que existem outras opções de lazer neste esplêndido lugar, e hoje vamos te contar tudo sobre essa maravilha da Serra Gaúcha!

A lenda do Lago Negro: mera coincidência?

A lenda surgiu de um conto da ilha Terceira, nos Açores do Oceano Atlântico, hoje com mais de 236 mil habitantes. A história já existe há alguns séculos e fala sobre uma família nobre que, seguindo os costumes da época, tinha alguns escravos negros sob seu poder.

A filha do líder da família recebeu ordens de se casar com certa pessoa que beneficiaria o poder do clã, agregando terras aos negócios da família. Como já era de costume, aceitou, mas seu coração pertencia a outro…

Uma história sobre amor proibido

Mesmo submissa ao marido, esta mesma jovem era apaixonada por um escravo negro, que lhe retraía o sentimento. O que não esperava era que seu marido tivesse dedicado funcionárias da casa a persegui-la e vigiá-la, informando tudo que fizesse de suspeito…

Um dia, conversando com o escravo, ambos declararam seu amor e tomaram consciência de que seria impossível vivê-lo naquela vida. A funcionária que espiava levou o fato ao marido da jovem, e o mesmo enviou cães de caça e seus capatazes para prenderem o escravo, que não teve escolha a não ser fugir.

Ele passou a noite percorrendo montes, vales e difíceis veredas, e mesmo assim os capatazes, junto de seus cavalos e cães, estavam cada vez mais próximos. Sem conseguir escapar, desistiu e decidiu se entregar à própria sorte. O escravo parou e começou a chorar.

H3 – E assim, forma-se o lago negro! 

A lenda conta que suas lágrimas rapidamente se multiplicaram e juntas formaram uma linda lagoa a sua frente, na qual se atirou e se afogou.

A história do Lago Negro em Gramado

Apesar da lenda ser trágica, a real história desse lindo lugar da Serra Gaúcha teve um final feliz. 

Antes, o Lago Negro se chamava Vale do Bom Retiro. Em 1942 houve no local um grande incêndio e na tentativa de conter o fogo, os moradores abriram uma fenda  e foi assim que encontraram uma vertente de água.

O imigrante alemão Leopoldo Rosenfeld, na época uma das pessoas envolvidas na abertura da fenda, 10 anos após o incêndio, teve a ideia de transformar o local em uma atração turística. E foi assim que se iniciou o seu reflorestamento e a construção da barragem do lago. A inspiração foi  a famosa Floresta Negra, de onde, inclusive, os pinheiros estrategicamente circulam as margens do Lago Negro, foram importados. 

Isso já era esperado. Afinal, Gramado esbanja muita herança alemã! Assim, o novo nome do lago foi inspirado no título dessa floresta, que em alemão se chamava Der Schwarzwald. Ou seja,Lago Negro” vem de “Floresta Negra!”

Como se divertir quando for visitar

Este é um lago artificial localizado no bairro Planalto, na sua Rua J. Renner (fica a dica para os turistas!).Aberto diariamente 24 horas por dia, oferece passeio de pedalinho entre 08:30 e 19:00, além de contar com loja de conveniências, bar e restaurante. 

Para quem não quiser pedalar, caminhar ou correr ao redor do lago é uma boa pedida. Não tem como não ficar encantado com o visual do local. A pista tem 740m de extensão e é bem movimentada Também tem bancos estrategicamente assentados próximos à água para quem quer conversar admirando a paisagem.

O Lago Negro ainda conta com uma pequena gruta com uma imagem de Nossa Senhora, sendo uma parada interessante para os devotos.

Pets são bem-vindos!

Desde que esteja na coleira, os cachorros podem visitar o lago. É só se lembrar de levar uma sacolinha caso precise recolher sujeira, combinado?

Outro encanto local é a Casa de Artes: atravessando a rua, os visitantes encontram tendas de arte indígena.

Restobar Lago Negro

Cafeteria, bar e restaurante fazem parte do complexo e são conhecidos entre turistas e moradores por ser um lugar aconchegante e acolhedor.

O cardápio é bem elogiado, com reputação de ser bem variado e gostoso. Que tal aproveitar sua refeição enquanto curte a vista do lago?

Piquenique

O próprio Restobar aluga toalha e cesta para as famílias que decidem fazer piquenique. Você tem até direito de ser atendido pelo garçom ali na grama mesmo. Uma refeição diferente do comum e bem cômoda!

Pedalinho

Não são só crianças que podem curtir esse passeio. Muitos adultos brincam no pedalinho e em especial os casais apaixonados. O passeio dura 20 minutos e os ingressos são vendidos a partir de 30 reais.

Outros pontos turísticos

Além do Lago Negro em Gramado, existem outros lugares disponíveis para quem adora passeios ao ar livre.

E falando em natureza, Gramado Zoo pode ser uma boa pedida!

São mais de 1.500 animais da fauna brasileira, mas disponíveis com um grande diferencial: não tem grades nem jaulas!

Gramadozoo é feito de enormes viveiros que reproduzem seu habitat natural. Para os animais perigosos, há vidros blindados que protegem os visitantes.

Inaugurado em 2008, é um ótimo passeio em família na Serra Gaúcha.

O que poucos sabem é que além de ser um ponto turístico, o local também é um centro de pesquisa, educação e conservação ambiental, inspirado em modelos de centros de preservação de espécies da Europa.

Os animais que ali estão foram resgatados e são nitidamente bem cuidados. Pode ficar tranquilo! 

Torre da Rapunzel

Do outro lado da rua, bem de frente ao Lago Negro, existe um lugar chamado Alemanha Encantada. Lá a Torre tem a melhor vista do Lago e para entrar o acesso é pago.

As melhores fotos de sua estada em Gramado podem sair dali! As visitas são permitidas aos finais de semana e feriados.

Chegando lá, você terá música tocando ao vivo e artistas se apresentando e expondo os seus trabalhos. Não tem como não aproveitar!

Olivas de Gramado

Esse é mais um paraíso dentro da Serra Gaúcha para quem adora passeios ao ar livre. O parque é perfeito para quem busca boas recordações com a família, experimentar as delícias coloniais e tirar fotos esplêndidas.

Você pode visitá-lo na Rua Vereador José Alexandre Benetti, 1808. Fica a cerca de 14km do centro de Gramado, passando por uma estrada bem asfaltada O local  está aberto entre terça-feira e domingo, das 10 às 18 horas.

Lá, você pode curtir a fazendinha local, passar pelo Tour Rural, experienciar trilhas ecológicas, além de fazer compras no empório e boutique local. Claro que o parque conta com um delicioso restaurante!

Os grupos de turistas que desejam um tour completo podem agendar com antecedência pelo site oficial. É por conta da casa! 

Melhores hospedagens próximas ao lago

Quem gostou de todas as dicas de hoje, certamente deve estar buscando se hospedar próximo ao Lago Negro em Gramado.

Separamos aqui algumas recomendações de locais bem avaliados por turistas:

Hospedagem familiar

Quer uma casa só para você?  Para quem quer algo mais domiciliar, pode optar pela hospedagem Gramado. Fica próxima ao Lago Negro e o Mini Mundo, tem Wi-Fi gratuito e estacionamento privado. Oferece até mesmo serviço de aluguel de carros!

Prefere um Hotel?

O Hotel Estalagem St. Hubertus é aninhado às montanhas de Gramado e fica bem de frente para o Lago Negro. Suas suítes são acolhedoras e o visual bem clássico,  equipado com televisões e as melhores vistas da natureza de Gramado.

Para quem quiser ficar um dia sem passear, surpresa: o hotel conta com piscina aquecida com cascata, massagem pré-agendada, biblioteca com uma acolhedora lareira e almoço muito bem diversificado!

Quem gosta de Chalé?

A Ipê Amarelo Cama e Café tem uma linda vista para seu jardim, unidades com Wi-Fi gratuito, ar condicionado, televisão e produtos de higiene pessoal privativos. 

Fica somente a 600 metros do Lago Negro e todas as hospedagens são independentes, sem banheiros ou cozinhas compartilhados. Uma arquitetura bem caseira com a privacidade ideal!

Ou você prefere flats?

O Flat Gramado Home Sweet Home tem cozinha própria e comodidades para churrasco. Claro, falando em diferenciais, a máquina de lavar roupa para os hóspedes é uma boa pedida.

Cada apartamento é equipado por completo, e fica a pouco mais de 1 quilômetro do Mini Mundo e da Estação Rodoviária.

Não deixaríamos de te indicar uma Pousada!

A Pousada Caminho dos Plátanos tem aquele café da manhã que nos arranca sorrisos. Seus ambientes são incrivelmente acolhedores e você se sente em uma cabana nas montanhas. Os quartos são modernos e bem equipados, com televisão, ar condicionado e varanda.

A pousada fica somente a 600 metros do Lago Negro e Mini Mundo, a 800 metros da famosa igreja de São Pedro e Estação rodoviária de Gramado.

Construa seu tour com comodidade

Na Gramado Ticket, você encontra os melhores passeios de Gramado RS centralizados em um só lugar!

Acessando o site, você garante passagem pelos melhores pontos turísticos da cidade!

Clique no link a seguir e garanta seus ingressos na Gramado Ticket em até 12x sem juros.

banner