Situada como a parte mais atrativa do Rio Grande do Sul, a região foi fortemente colonizada por europeus no século XIX.

A Serra Gaúcha é famosa por ter desenvolvido forte indústria turística, além de ter grande produção de uvas e vinhos.

O que fazer na serra gaúcha

A Região das Serras é dividida entre as regiões culturais: região gaúcha, alemã e italiana. Popularmente, ficou conhecida como “Serra Gaúcha”. 

Região Gaúcha

É parte da famosa “Serra Gaúcha”, mas não ela toda. Composta pelos municípios que não tiveram influência europeia, desenvolveu-se a partir de cidades típicas brasileiras do Rio Grande do Sul.

Região Alemã

Também chamada de Região das Hortênsias, engloba as famosas cidades de Gramado, Canela e Nova Petrópolis.

Ela é encantadora por suas lembranças da colonização alemã, que até hoje influencia inclusive a culinária da região, dando destaque ao seu café colonial.

Região Italiana

Conhecida como a “pequena Itália” da Serra Gaúcha, envolve seis cidades: Farroupilha, Carlos Barbosa, Garibaldi, Bento Gonçalves, Flores da Cunha e Caxias do Sul. 

Berço italiano do Rio Grande do Sul, até hoje produz consagrados vinhos e uvas, e sua culinária tradicional é muito marcante, com pratos que vão desde polenta fria, até radiche com bacon, massas especiais, entre outros. 

E você aí achando que toda essa região tinha uma única história! São três diferentes heranças para se conhecer!

No conteúdo de hoje, você vai entender o que fazer na Serra Gaúcha ao visitá-la para aproveitar ao máximo toda sua herança cultural, de acordo com sua preferência!

Gaúcha, alemã e italiana… Qual região você vai visitar primeiro?

As cidades que são as “queridinhas” da Serra Gaúcha

Quando pensamos nessa região, cidades como Gramado e Canela, dependendo de onde você vive no Brasil, podem ser as mais famosas.

Badaladas por sua herança alemã, apesar de serem muito recomendadas para turismo de alto padrão, há muito mais para ver e desfrutar.

H3 – #1 Campos de Cima da Serra

Campos de Cima da Serra tem a sua parte mais alta localizada na serra do Rio Grande do Sul. Marcada pelo tradicionalismo, por um relevo cheio de contraste e formações rochosas, como os belíssimos cânions.

Além dos famosos cânions, como o Fortaleza e Itaimbezinho, que deixam qualquer um de queixo caído ao se deparar com os imensos paredões, a região também é muito bem servida por belas cachoeiras e rios.

Não é para menos que a região já foi palco de novelas e minisséries,  como A Casa das Sete Mulheres.  

As principais cidades desta região são  São Francisco de Paula, Cambará do Sul, São José dos Ausentes, Bom Jesus, Jaquirana  e Vacaria.

Quem busca se afastar da correria do meio urbano, aprecia trilhas, quer estar mais próximo da natureza, curte aventura  e ecoturismo, certamente vai se surpreender nessas cidades.

Uma verdadeira aventura para quem não tem medo de visitar o desconhecido!

Nova Petrópolis

Parte da região das Hortênsias, e portanto com fortes características da colonização alemã, essa é uma cidade turística que compete sua reputação com Gramado e Canela. Uma de suas principais heranças é o tradicional café colonial. 

O Monte Malakoff (conjunto de paredões de formação rochosa), o Parque do Panelão, o Mirante Ninhos das Águias e o Parque das Flores (adorado pelas famílias!) são alguns dos seus principais pontos turísticos.

Para quem quer se hospedar na cidade, fica a dica: o Vale do Caí é a região que tem as melhores pousadas com as vistas mais encantadoras.

Quer sair do óbvio? Aproveite para se hospedar em Nova Petrópolis.

Antônio Prado

As cidades que receberam imigrantes italianos são as que mais se destacam por uvas e vinhos.

Caxias do Sul, Garibaldi, Flores da Cunha, Nova Roma do Sul, Antônio Prado, Farroupilha e Nova Prata fazem parte da região da serra.

Bom, Antônio Prado é uma das localidades que mais chama atenção na região da serra.

Orgulho local

A prefeitura considera o município a “cidade mais italiana do Brasil”. Isso porque conta com 48 prédios tombados como patrimônio nacional (a maioria, em madeira), que marcam sua identidade junto da forte culinária.

Além da arquitetura e dos sabores, seu interior conta com paisagens lindas. Se você gosta de bastante mato, vales e morros cobertos por araucárias, essa é a escolha certa! Você consegue conhecer Antônio Prado por completo em até três dias com tranquilidade.

Caxias do Sul

Quando falamos de serra gaúcha, é impossível não indicar sua maior cidade, cheia de indústrias e mesmo assim, com um bom clima do interior.

Apresenta muitos pontos  turísticos, como inúmeras vinícolas, além de cachoeiras e atrações. Tem até um castelo dentro da cidade, chamado de Lacave e que já foi uma vinícola!

O Museu Ambiência da Casa, o Parque Lagoa do Rizzo e a Praça Dante Aligheri fazem parte das paradas obrigatórias para os turistas. 

As cachoeiras mais bem avaliadas da cidade são as Grutas dos Índios, Cascata da Mulada, Cascata dos Molin, Cascata Santa Bárbara e a Cachoeira da Linha Feijó.

Garibaldi

Ela é conhecida como a “capital brasileira do espumante”, e também tem várias vinícolas consagradas. 

Quem acompanhou nosso conteúdo sobre Bento Gonçalves e conheceu o passeio da Maria Fumaça, precisa saber que a estação ferroviária de Garibaldi é uma das paradas do tour, onde há degustação de espumantes para os turistas!

Além das experiências gastronômicas, pode-se fazer piquenique na Vinícola Videiras Carraro.

Atrações da cidade

Muito se fala também da Vidraçaria Madelustre, popularmente chamada de O Mundo do Vidro – Magia da Luz, fundada em 1984. 

Ela permite a entrada de visitantes para observar como são feitas as produções de pedras de vidro em altas temperaturas. Verdadeiras obras de arte!

Agora, para quem é noveleiro ou trabalha com produção audiovisual, pode conhecer a Rota Cinematográfica, um tour que apresenta cenários de diversas produções, como do filme Decamerão. 

Além de trufas e cerveja artesanal, Garibaldi é famosa pela região do Vale dos Vinhedos, onde é possível se hospedar em várias das suas vinícolas.

Um passeio com o famoso Ônibus Giallo (um veículo do tipo escolar, típico de 1987) te permite visitar todas as casas, capelas e prédios que fazem parte do seu patrimônio histórico.

Passeios pela Rua Buarque de Macedo encantam pelo estilo arquitetônico do século XIX, com fachadas centenárias e que integra o Centro Histórico da cidade.  Também não deixe de dar uma passada pela Estrada do Sabor, a rota entre Garibaldi e Bento Gonçalves, que oferece os melhores comes e bebes da região.

Eventos

A Festa do Espumante, a famosa Fenachamp, acontece em Garibaldi em setembro e outubro dos anos ímpares (ou seja, pode vir em 2023!).

Além de conhecer a gastronomia local, você fica por dentro de oficinas de negócios e apresentação de artistas.

Outra recomendação da cidade é o Garibaldi Vintage, um evento que recria os anos entre 1920 a 1960 e traz não só as roupas da época, mas também a música e sua culinária.

Finalize sua passagem tendo uma vista completa da cidade pelo Mirante Bella Visione (ou como muitos gostam de chamar, o Mirante Garibaldi)!

Os melhores pontos turísticos da Serra Gaúcha 

Existem algumas atividades que podem ser recomendadas para quem não tem um destino certo, mas sabe qual tipo de lazer gosta.

 Rota Romântica 

Uma das melhores alternativas para quem gosta de estar ao ar livre, envolve um trecho da estrada entre Nova Hamburgo e Gramado.

É quando entre o mês de maio e início de junho as suas árvores ficam floridas, com plátanos de diversas cores.

Recomendada para casais que desejam esvaziar sua mente e aproveitar o visual, a estrada passa por 14 municípios e merece paradas para fotos incríveis. 

Para quem estiver de passagem e quiser almoçar, para sua comodidade é indicado que busque por restaurantes em Nova Petrópolis.

E falando na cidade…

Ninho das Águias

Em Nova Petrópolis, a 30 km de Gramado, este  mirante mostra a vista extraordinária da serra e do Vale do Caí.

Ótimo para aventureiros que gostam de praticar voo livre, ou aproveitar um bom chimarrão enquanto apreciam a vista do alto. 

Cascata Parque do Salto Venoso

Na área rural de Farroupilha, você pode se ver em cenário de novelas e até do filme O Quatrilho. O parque tem uma queda d’água de quase 60 metros de altura sobre uma gruta!

Os turistas conseguem passar por trás da cascata por uma passarela nova, construída em 2016. É ótimo para tirar fotos e se encantar!

Nova Prata

Gosta de águas termais? Então, você vai gostar do parque dessa cidade. O Caldas do Prata faz parte de suas atrações, que atrai famílias em busca de diversão em conjunto.

Para quem quer menos piscina e mais natureza, pode optar pela cachoeira Rio da Prata.

As duas oportunidades são próximas e formam um belo par de diversões, conhecidas como alguns como ótimos locais para  famílias.

Excelentes restaurantes na Serra Gaúcha

Qual culinária é a melhor? A típica dos gaúchos? Os pratos alemães? Ou as receitas italianas?

Separar as recomendações não foi fácil  e nada mais justo que trazer uma indicação por cada uma das partes da Serra Gaúcha. Então, vamos lá!

Para você que está perto de Bento Gonçalves 

A estrada Caminhos de Pedra, roteiro turístico já mencionado quando exploramos muito de Bento Gonçalves, conta com alguns restaurantes como parte do patrimônio histórico.

Quem está com muita fome, pode optar pela Trattoria Casa Ângelo, que oferece porções maiores e tem mais opções de prato. O ambiente é bem aconchegante, e você pode se sentar do lado de dentro, mas não deixe de curtir o espaço externo para boas fotos.

Já o Restaurante Nona Ludia chama muita atenção por lembrar uma taverna. A construção é toda de pedra e os pratos são servidos à mesa, com vinho da vinícola local. 

Para quem está perto de Nova Petrópolis

Gramado, Canela e Nova Petrópolis são parte da serra gaúcha que herdou a culinária alemã.

O restaurante Unser Haus fica na região considerada o jardim de toda Serra Gaúcha, com almoço servido aos finais de semana e buffet livre. 

Há dezenas de pratos típicos da cozinha imigrante, com bolo de carne, joelho de porco, chucrute com salsicha bock e outras opções para quem quer variar e experimentar sabores diferentes.

Para quem está em São José dos Ausentes

Agora, fazendo justiça à culinária dos próprios gaúchos, chegamos à região que não sofreu influência dos imigrantes. 

Chama atenção o restaurante da Pousada Altos da Serra, que fica no distrito de Silveira, que é uma região recomendada para quem deseja se hospedar em São José dos Ausentes.

Além do ambiente acolhedor, a variedade de pratos surpreende, indo desde um simples sanduíche até as opções mais requintadas do cardápio.

E agora? Quando traçar sua rota para a Serra Gaúcha, já sabe o que desfrutar?

Se optar por Gramado, você encontra as melhores opções de passeio e atrações turísticas guiada.

Clique no link a seguir e garanta seus ingressos na Gramado Ticket em até 12x sem juros.

banner