Em 1970, Moacir Foss construiu um cenário em miniaturas onde retratava Belém e Jerusalém na época em que Cristo nasceu. O idealizador passou a expor essas miniaturas até 1972, em uma antiga casa localizada em uma praça, em Gramado. No entanto, a exposição sempre acabava e ele, sem um lugar fixo, deixou a sua arte de lado para focar em outras coisas, como o trabalho e a família. Em 1999, já aposentado, Moacir contou com a ajuda dos filhos e passou a restaurar as peças, além de criar novas miniaturas e réplicas. Hoje elas contam a história de Gramado e Canela desde a colonização. Sua arte deu origem ao Mundo Encantado de Gramado, um parque temático com sete incríveis cenários. Confira mais detalhes:

A história e a colonização

A primeira sala não poderia ser diferente: através de casas típicas italianas e alemãs, cachoeiras e hortênsias, o cenário conta a história da colonização. Em outro cenário vemos a Maria Fumaça, caminho de trem que desbravou a região em 1921 e ajudou a desenvolver as cidades de Canela e Gramado, saindo da capital, Porto Alegre, até a Serra. Cada cenário conta com uma série de moradores, e podemos acompanhar a sua rotina.

cenario no mundo encantado

Além das miniaturas que contam a história de Belém e Jerusalém, há outros três cenários com pontos turísticos das cidades. Você vai ver a Cascata do Caracol, os Pórticos, o Vale do Quilombo e o Lago Negro, entre outros. A proporção das réplicas é 15 vezes menor do que as obras originais. Os detalhes encantam adultos e crianças, sendo esse um passeio ideal para toda a família. Ao final do passeio, há uma loja com artigos de decoração, souvenir e lembranças da Serra Gaúcha.

Dica de leitura: Sol na Serra Gaúcha: atrações para você aproveitar

cascata do caracol no mundo encantado

Mais informações sobre o Mundo Encantado

Endereço: Av. das Hortênsias, 2400 – Estrada Gramado/Canela – Gramado

Horário de funcionamento: diariamente de 09h às 17h.

Clique no banner abaixo e compre seus ingressos na Gramado Ticket em até 12x sem juros.