O passeio de maria fumaça em Gramado que percorre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa é uma das atrações na Serra Gaúcha mais apreciadas. Envolve o charme de estar a bordo de uma locomotiva movida a vapor, dos primórdios de 1900. Tem história, tem teatro, muitas músicas italianas e gauchescas, degustação de bebidas e muito divertimento. 

É isto mesmo! O passeio de Maria Fumaça em Gramado vai muito além de apreciar as belas paisagens da janela do seu vagão. E tem um detalhe muito importante, ele agrada adultos e crianças. 

É de conhecimento popular que uma viagem inicia desde o momento que começamos a pensar no passeio. Então, já está se imaginando a bordo de uma locomotiva? 

Te convidamos desde já a embarcar nessa ideia. Continue lendo para ficar sabendo mais sobre:

passeio de maria fumaça em gramado

  • História do Passeio
  • Roteiro do Maria Fumaça na Serra Gaúcha
  • Duração do passeio de Maria Fumaça
  • Quanto custa o passeio de Maria Fumaça em Gramado

História do Passeio 

No ano de 1825, na Inglaterra, foi noticiado em todo o mundo a primeira locomotiva a vapor. Era o período da Primeira Revolução Industrial que marcou a transição do processo produtivo artesanal para industrial. 

Na Serra Gaúcha, a inauguração da estação ferroviária aconteceu em um domingo, no dia 10 de agosto de 1919. Foi um banho de modernidade, trazendo crescimento e prosperidade às cidades colonizadas por imigrantes italianos .  

Aproximadamente 30 anos antes, haviam se instalado na região muitos imigrantes italianos, fruto do esforço do governo Brasileiro de trazer famílias jovens, preferentemente trabalhadores rurais. Foi assim, que aproximadamente 80% dos habitantes moravam na zona rural e se dedicavam ao setor agrícola. Isto é, havia produtos, mas a dificuldade de transportá-los era muito grande. 

O escoamento dos produtos locais foi o grande objetivo da abertura da linha. Mais tarde foi ampliado também como meio de transporte de passageiros, que durou até o ano de 1976. O transporte de cargas ainda funcionou por mais 20 anos. 

Hoje restam poucos exemplares em todo o mundo. No Brasil eles ganharam espaço como trens de turismo. Este passeio na Serra Gaúcha foi criado em 1992. É uma viagem repleta de história e nostalgia. Nesta excursão, também denominada trem do vinho, as pessoas vivenciam as tradições dos antepassados italianos, com apresentação de corais de música italiana e gauchesca, apresentação de danças populares do Sul da Itália, teatro, degustação de vinho, espumante e suco de uva.  

Roteiro do Maria Fumaça na Serra Gaúcha

Saindo de Gramado, passamos por Nova Petrópolis, Vale do Caí e chegamos a Bento Gonçalves, local de partida do trem. Logo na chegada na estação você é recebido com música e muita descontração. 

Com o apito do trem os viajantes são convidados a embarcar e partir para a jornada de 23 quilômetros puxando seis carros de madeira. O trajeto  percorrido é uma região caracterizada pela produção artesanal de vinhos, queijos e outras delícias típicas dos imigrantes italianos. E o legal é que elas fazem parte do programa, como a degustação de queijos e embutidos numa maravilhosa casa de queijos, entre outros passeios.  

À medida que Bento vai ficando para trás, alternam-se trechos de mata fechada com parreirais. É quando entram em cena grupos de música e danças típicas italianas, que se revezam pelos vagões. Dentro do trem tem muita festa, dança, música, vinho e suco. 

As atrações são inúmeras: além da danças típicas, tem show com um gaiteiro e uma encenação de atores que interagem e divertem os turistas , entremeadas pela explicação de um funcionário que vai anunciando o trajeto, atrações de paisagens, falando sobre a história da região e da própria Maria Fumaça. 

Em algumas etapas do trajeto se passa por áreas urbanas e você vai receber e, certamente retribuir, os acenos simpáticos da população local. 

Na primeira parada, na estação de Garibaldi, é apresentado a história do município e mais música ao vivo, agora com música gaúcha. Este município tem como diferencial a produção de espumante e nada mais justo ser recepcionado com um espumante suave, cremoso e refrescante. Nesta parada é legal aproveitar para tirar fotos e visitar o vagão 215, que está preservado com as características da época. 

O passeio de Maria Fumaça Gramado é uma imersão  na cultura italiana.  Por isso está incluso visitas e degustação em locais que mantêm a tradição, como produtores locais onde em boa parte deles o atendimento é feito pelos proprietários e seus familiares. Os locais a serem visitados são uma vinícola, uma queijaria e ainda uma malharia. O almoço, é claro, é em uma cantina italiana, decidido no momento do passeio conforme preferência dos turistas. 

O tíquete do trem também dá direito a assistir ao belíssimo e aplaudido show Epopéia Italiana, que narra a história da imigração do Rio Grande do Sul. A encenação acontece em uma área coberta, onde foram montados nove cenários em tamanho real e que retrata a história real do casal Lázaro e Rosa. O casal, imigrantes italianos passaram por inúmeras dificuldades ao chegar ao Brasil e após muito sacrifício e esforço, conseguiram prosperar nas terras gaúchas . 

Duração do passeio de Maria Fumaça

A sequência das atrações pode variar de acordo com o horário do trem, todas planejadas para fazer parte de um belo roteiro de um dia. A viagem de trem leva aproximadamente 1h e 40’, mas você não pode esquecer do Parque Epopeia Italiana, do Almoço, da visitação à Vinícola, da queijaria e outras atrações locais e típicas dos antepassados italianos. 

Quanto custa o passeio de Maria Fumaça

O tour Maria Fumaça adquirido através da plataforma Gramado Ticket, atualmente está com o valor de R $395,00 e tem o grande diferencial de facilitar o pagamento em até 12 vezes sem juros. Também é importante estar atento às situações como crianças menores de 5 anos e ingressos seniors. 

Para saber mais detalhes, acesse o site www.gramadoticket.com.br . Assim você pode conhecer inúmeros outros passeios e dicas para tornar sua viagem ainda mais divertida.  

Conclusão

Apreciar um passeio de trem está entre aquelas poucas coisas que parecem ser unânimes. Considerando que restam pouquíssimos no Brasil  se torna ainda mais interessante. A animação é outro ponto muito apreciado, além claro da degustação de vinhos e sucos. 

Além de passar um dia agradável, você conhece também uma parte importante da história dos primeiros imigrantes da região, contada como um teatro e com ricos detalhes que emocionam os que assistem. Não perca!

Clique no link a seguir e garanta seus ingressos na Gramado Ticket em até 12x sem juros.

banner