A tradição da lua de mel é secular, envolvendo inúmeras lendas associadas à fertilidade. Mais recentemente, tornou-se um ritual para o casal descansar e desfrutar a companhia um do outro, com muita intimidade e sem preocupações.

Sim, um importante e merecido descanso. Os preparativos para o casamento costumam deixar os casais exaustos. Independente de ser um período maravilhoso e cheio de expectativas, tem o estresse de organizar uma nova maneira de viver, o planejamento e a elaboração para a festa, orçamentos e mil burocracias.

Por isso, um intervalo “enfim a sós” para os cônjuges se curtirem e comemorar esta nova etapa, antes de voltar para a rotina diária, é um ritual que deve ser vivido e lembrado por toda a vida. 

Para isso, nada melhor do que a encantadora e camaleoa cidade de Gramado. Neste artigo você vai conhecer dicas imperdíveis de lugares românticos para uma lua de mel dos sonhos. Continue lendo e confira!

Lua de mel em gramado

Por que Gramado é um destino ideal para sua lua de mel?

Gramado além de ser uma cidade romântica por natureza, é composta de elementos tão diversos, que proporciona atrações para todos os gostos e estilos. Desde perfis mais aventureiros, que curtem natureza e atividades ao ar livre, quanto aqueles que amam caminhar pelas ruas movimentadas e floridas, descobrindo lindas lojas, cafés e restaurantes aconchegantes. 

E por falar em restaurantes aqui você vai viver uma verdadeira aventura gastronômica. São cantinas italianas, comida alemã, foundue, café colonial, uma variedade incrível de chocolates e doces…comidas dos mais diversos lugares do mundo, E para quem curte vinho, já anota aí: incluir no roteiro visitas a vinícolas com direito a degustação. 

Hotéis para curtir com muito charme é o que não falta. A região concentra opções incríveis de hospedagem. São pousadas em meio a natureza, com estilo rústico chique, hotel inspirado nos castelos europeus, boutiques românticas, os estrategicamente localizados na região central, sem prejuízo do aconchego e charme. Você certamente encontrará uma opção de acordo com seus sonhos. 

Outro ponto que torna Gramado um local ideal é sua localização. Tem poucos dias para a lua de mel? Concentre seus passeios nas cidades de Gramado e Canela. Vai ficar mais tempo? Além de explorar com calma as inúmeras atrações, sugerimos expandir sua programação para as cidades vizinhas que fazem parte da Serra Gaúcha, também conhecidas pelas belas paisagens e inúmeras atrações. 

Só não vale abrir mão do principal ingrediente para um clima de romance: Curta cada atração com calma. É melhor ir a menos lugares, aproveitando cada momento do que se estressar para ver todas as atrações. Mesmo com muitos dias disponíveis para a sua viagem de núpcias, Gramado sempre deixa aquela sensação de “quero mais”, ideal para a manutenção da lua de mel. Ficou curioso? Continue lendo que mais adiante vamos falar sobre isto. 

Agora que você já sabe porque Gramado é um dos destinos mais procurados para lua de mel, vamos às dicas imperdíveis de lugares românticos. 

Dicas de passeios que você não pode deixar de fazer na sua lua de mel em Gramado

Pedalinho no Lago Negro

A história do Lago Negro, por si só, já é um atrativo. Tudo começou com um grande incêndio em 1949 que durou 8 dias e devastou o local. Na tentativa de conter o fogo, foi aberto uma grande fenda no chão, descobrindo-se uma vertente, que mais tarde daria origem ao Lago Negro. 

Dez anos após o incêndio o local se tornaria uma das principais atrações da cidade, reconhecido pela beleza das águas escuras que tem 17,470 metros quadrados e 14 metros de profundidade. As árvores, importadas da Floresta Negra, da Alemanha, foram estrategicamente plantadas em torno do lago. 

De mãos dadas, percorrer a trilha ao redor do lago e curtir, de pedalinho, a beleza do local, sob diversos ângulos, é um programa que todo casal apaixonado deve fazer. 

Passeio de Maria Fumaça

O apito avisa que todos os passageiros devem entrar no trem, que está dando a partida. Aqui o romantismo fica por conta da volta ao passado. 

Já imaginou um passeio de trem a vapor por belas paisagens da Região dos Vinhedos, com muita música e danças típicas da cultura italiana e gaúcha? 

São 23 quilômetros, num trajeto que parte da cidade de Bento Gonçalves, conhecida como capital da uva e vinho, passando por Garibaldi, cidade celebrada pelo espumante e Carlos Barbosa famosa por seus queijos.

Existe ainda a possibilidade de fazer um roteiro mais amplo, que além da viagem de trem, inclui visita a uma tradicional vinícola da região, com degustação dos rótulos produzidos pela casa e parada para um delicioso almoço típico italiano. 

Pare, olhe, escute e embarque! 

Andar de mãos dadas pelas ruas de Gramado

Não tem como não se encantar. O centrinho de Gramado nos remete aos contos de fadas. Como não admirar os canteiros impecáveis e repleto de flores que acompanham a rua principal, a famosa Avenida Borges de Medeiros? Esta rua pode ser o ponto de referência para iniciar seu passeio pelas ruas da cidade. 

O estilo europeu presente na arquitetura dos prédios, proporciona uma atmosfera bucólica. Os tramados do estilo enxaimel, casas de pedra e chalés de madeira das construções antigas e bem preservadas, dão um charme todo especial. 

Outro ponto de referência é a Igreja São Pedro, muito linda com seus vitrais e 44 metros de altura. Junto à igreja tem a Fonte do Amor Eterno, local onde os casais apaixonados selam juras de amor eterno. 

As lojas são lindas, ricamente decoradas, algumas inclusive temáticas. São roupas, calçados, acessórios, artesanato, cristais. Tem de tudo e para todos os gostos, até os famosos relógios kukos, que surgiram na Alemanha, na Floresta Negra, por volta do século XVII. 

Vale a pena ir descobrindo e se encantando com as ruas laterais. Certamente a Rua Torta, que lembra a famosa rua de São Francisco, na Califórnia, vai render fotos mágicas. 

E neste ir e vir, a fome apertou? É hora de dirigir-se à famosa rua coberta. Aqui, sob um telhado transparente, coberto com trepadeiras, e repleto de cafés e bistrôs, escolha o restaurante que mais lhe apeteceu. Confie no seu instinto, pois como já salientamos a gastronomia de Gramado é um dos pontos fortes da cidade. Mas atenção, não peça sobremesa! Guarde este momento para depois. 

Chegou a hora de se deliciar com os famosos chocolates de Gramado. Algumas lojas fazem-nos perguntar se não estamos num parque de diversões. A experiência vai muito além de saborear uma delicia, é um verdadeiro entretenimento. Alguns chocolates podem até ser denominados como obras de arte. 

Depois de todo esse “footing”, uma boa pedida é sentar num café , usufruir da boa companhia e recarregar as baterias porque tem muitas mais atrações para visitar. 

Manutenção de lua de mel: o que é isto?

Deixamos para o final a dica que consideramos não só a mais romântica, como a mais importante: Faça muitas luas de mel! Que tal o ritual de todo ano, acrescentar mais um cadeado junto a Fonte do Amor Eterno? 

Voltar ao mesmo lugar onde o casal passou a primeira lua de mel é mágico por si só. E tem mais, Gramado é uma cidade para vir sempre. Além dos diferentes coloridos de cada estação, a programação também se renova. 

Só não muda o poder do cupido de Gramado, que é de manter os casais apaixonados por toda a vida. 

Garanta a tranquilidade da sua Lua de Mel em Gramado

Gostou das sugestões? Só não vale se estressar. Por isso, consulte a Gramado Ticket. Além de conhecer as melhores opções de entretenimento na Serra Gaúcha, você vai poder adquirir os ingressos de forma digital. 

Assim sobra mais mais tempo para se divertir. Nós queremos fazer sua lua de mel ainda melhor.

Clique no link a seguir e garanta seus ingressos na Gramado Ticket em até 12x sem juros.

banner