O Brasil é o terceiro maior produtor de vinhos da América Latina, atrás da Argentina e Chile, sendo que a Serra Gaúcha, na região Sul, representa 90% da produção nacional. Não há dúvida, quando o assunto é vinho, a Serra Gaúcha é referência! 

A visitação aos vinhedos e vinícolas, aliado às belas paisagens ganhou força como atrativo turístico. Estamos falando do enoturismo, que são roteiros para conhecer vinícolas, vivenciando as tradições, a cultura e, claro, a apreciação da bebida. 

Neste post vamos revelar algumas dicas sobre o tour na vitivinícola Jolimont, um pouquinho da sua história, seus produtos e curiosidades. Mas fique tranquilo. Não é spoiler. As informações aqui escritas jamais substituirão a experiência de vivenciar, de ver a paisagem, de conhecer o processo de fabricação, sentir o aroma e o sabor dos vinhos. 

Boa leitura e Tim tim!

Sobre a Vinícola Jolimont

A Vinícola Jolimont, localizada em uma zona rural da cidade de Canela, mais especificamente no Morro do Calçado, além da vista privilegiada, tem uma linda história. A começar pelo nome Vinícola Jolimont, de origem francesa, que quer dizer Monte Belo, referência a paisagem que se avista no sopé do morro. 

Tudo começou por paixão! Sim, o terroir (terra/ solo) sempre foi perfeito, mas o processo de produção era bastante incipiente. Foi nestas condições que o Sr. Ernani Velho comprou a empresa da viúva do então fundador, Jacques Bierre, um imigrante francês, estabelecido na região em 1948.

A vitivinícola Jolimont, uma das pioneiras no Estado, é sinônimo de dedicação, muito trabalho, investimento em tecnologia e conhecimento. Tudo para que os rótulos Jolimont se tornassem a grande marca que hoje representa. 

O processo da empresa começa muito antes da produção dos vinhos. Envolve desde a plantação, cultivo e colheita da uva. Por isso a Jolimont se define como vitivinicultura, uma vez que engloba as atividades de produção da uva e produção do vinho. 

A paixão de fazer vinhos de qualidade está visceralmente associada ao consumidor. É com o intuito do compartilhamento, que a visitação na vinícola acontece. O Tour de vin é uma experiência genuína que culmina com a degustação e uma conversa descontraída com o profissional que conduz a visita, geralmente um enólogo ou sommelier. 

Vinícola Jolimont

Sobre o Tour na Jolimont

Olá, bem-vindo a Vinícola Jolimont! 

O objetivo do tour é dedicar uma experiência que faça o visitante sentir que valeu muito a pena: proporcionar encantamento sem prejuízo da autenticidade do processo do cultivo das uvas e da produção do vinho. 

A Vinícola Jolimont acredita na simplicidade de apreciar a beleza da paisagem. Este é o momento de enfatizar o papel do solo na qualidade dos vinhos. A região da Serra Gaúcha é conhecida como o melhor terroir brasileiro, decorrente de um conjunto de fatores como solo, clima, altitude, frequência de chuvas e relevo. O desafio permanente da Vinícola Jolimont, como produtor, é extrair o que há de melhor das condições do cultivo da uva, transferindo esses diferenciais para o desenvolvimento de vinhos finos.

A próxima etapa consiste em apresentar o processo de produção e os cuidados que resultam em vinhos reconhecidos e premiados. um preâmbulo para o momento mais esperado: a degustação. 

A visita acontece durante todo o ano e todos os dias da semana, inclusive nos feriados. A experiência e visual do local, entretanto, será diferente a cada estação.

Na primavera, em alguns sábados, após a visita e degustação guiada, o cliente pode, ao som de música ao vivo, usufruir de um piquenique com vinho e espumante. 

O verão é a época de colher os bons frutos. Como não se encantar com as parreiras repletas de uvas e a retirada dos cachos para a produção? Certamente caminhar entre as parreiras é a grande atração desta estação. 

Existe parceria mais perfeita para o frio que um bom vinho? Durante parte do outono e todo o inverno, o foco da visita é no processo e na delícia de um vinho nesta estação. As parreiras, entretanto, estarão no chamado repouso vegetativo. 

Chegamos ao final da visita! É quando os participantes do tour, após a degustação, começam a identificar o vinho que mais combina com o seu paladar. Sabe aquela história de um vinho para chamar de seu? 

Ficou com um gostinho de quero mais? Leve um pouco da Jolimont para casa e estenda a experiência com a família e amigos em jantares e reuniões regadas com alegria. Saúde! 

Lojas próprias da Jolimont

Não conseguiu ir no Tour du Vin? A boa notícia é que Gramado e Canela contam com seis lindas lojas que oferecem essa experiência. 

Aqui o cliente vai encontrar não só um ambiente preparado, como um técnico que vai proporcionar a sequência ideal, orientando de forma descontraída e confortável, o passo a passo da prova de diferentes rótulos.

Tudo começa com uma taça cheia. Ops, não tão cheia assim. A primeira etapa da degustação é a análise visual. A cor é intensa e límpida? Em seguida faça aquele movimento com a taça para poder perceber o aroma que se desprende. Para isso a taça não pode estar cheia a ponto de impedir girar o vinho, expandindo os aromas. Mantenha o vinho na boca para identificar as sensações e finalmente saboreie. Gostou? Simples assim, porque aqui o cliente não precisa entender de vinho, apenas apreciá-los. 

São várias lojas distribuídas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Só nas cidades serranas de Gramado e Canela são 6 lojas. Todas elas super centrais, para que o cliente não precise dirigir. Afinal, não custa repetir: bebida e direção não combinam! 

Ainda é possível adquirir os produtos pelo site, inclusive com apoio do atendimento por telefone ou whatsapp. Assim, de qualquer parte do Brasil você pode ter um Jolimont em casa. 

Grupo Jolimont: Vinhos, cervejas, destilados e mais

O grupo Jolimont tem a sua essência atrelada à produção de vinhos. Mais recentemente, a empresa vem ampliando o leque de negócios. Hoje fazem parte do grupo uma cervejaria artesanal e uma fábrica de destilados. 

São inúmeras as histórias que consideram as bebidas alcoólicas como líquidos sagrados. 

A cerveja salvou milhares de pessoas na Idade Média, quando por falta de saneamento a água era repleta de bactérias e provocava muitas mortes. Durante a peste negra, a orientação era substituir a água pela cerveja, que com a pasteurização, eliminava os microrganismos.

O quanto não tem de verdade, a lenda da rainha que reconquistou o amor do rei ao beber uma taça de vinho, que passou a ser considerado como um elixir do amor?

Se no passado as bebidas alcoólicas salvaram, hoje elas têm um papel fundamental em momentos de confraternização e comemoração. A cerveja está associada a descontração, calor, praia, churrasco. O vinho a jantares intimistas, clima mais frio, aconchego. O gim, uma das bebidas mais antigas, reaparece com força para receber os amigos e nos cardápios de drinks de bares e restaurantes. 

E por falar em restaurantes esse é mais um empreendimento do Grupo Jolimont. Aguarde as novidades.

Ingressos Jolimont é com a Gramado Ticket

O passeio à vinícola já está decidido? Conte com a Gramado Ticket para adquirir seus convites. Somos uma plataforma de venda de ingressos online. Além da segurança e possibilidade de parcelar os ingressos, você conta com o conforto de adquirir diferentes passeios num único site. Porque vir a Gramado é sinônimo de muitas atrações. 

É rápido, é seguro, e você ganha mais tempo para se divertir. Com a Gramado Ticket, fica mais fácil ser feliz!

Clique no link a seguir e garanta seus ingressos na Gramado Ticket em até 12x sem juros.

banner