Procura por um passeio que mistura conhecimento e diversão? O Mundo a Vapor, localizado em Canela, na Serra Gaúcha, é um parque temático com máquinas a vapor e com uma fachada de tirar o fôlego. 

foto da fachada do mundo a vapor

Inspirado por uma história real de trabalho e inovação, o local conta a trajetória da família Urbani, que atendia as serrarias da Serra Gaúcha em sua oficina mecânica. Os filhos de Ernesto Urbani, Omar, Benito e Hermes, eram apaixonados por máquinas a vapor e passaram a construir, ainda na adolescência, réplicas artesanais. Eles, que tinham pouco estudo e nunca haviam saído do país, se inspiraram nos livros para entender os processos industriais e construíram réplicas representando máquinas a vapor do mundo inteiro. Hoje o parque conta com mais de vinte máquinas que possuem funcionamento mecânico completo.

No parque, você ainda vai encontrar uma maquete de sete metros, que reproduz o caminho que o trem percorria de Porto Alegre até Canela, além da menor fábrica de papel do mundo e de um dos dois relógios a vapor do mundo. Há ainda o Espaço Kids, para as crianças se divertirem, uma loja temática, repleta de novidades, a Mundo a Vapor Store, e o Café do Mundo. No bosque, há um passeio de trem super divertido para a família toda!

foto do passeio de trem do mundo a vapor

Dica: Terra Mágica Florybal: magia, diversão e aventura

Ao final da visita, prepare-se para registrar lindas fotos na fachada do Mundo a Vapor, uma das mais famosas da Serra Gaúcha. Ela desperta a curiosidade dos visitantes por reproduzir um acidente real. Em 1895, em Paris, na França, uma locomotiva desgovernada entrou na estação em alta velocidade, atravessou a parede e caiu de uma altura de 12 metros. O acidente na Estação Montparnasse é uma das histórias que você pode conhecer no Mundo a Vapor. 

Mais informações

O Mundo a Vapor funciona de quinta a terça-feira, das 9h às 17h.

Valor do ingresso: R$54 por pessoa. Crianças de 0 a 3 anos são isentas.

Meia entrada: R$27 para crianças de 4 a 15 anos, estudantes, idosos e doadores de sangue.

Clique no banner abaixo e compre já seus ingressos na Gramado Ticket em até 12x sem juros.

 

One thought on “Mundo a Vapor: ideias que mudaram o mundo

Comments are closed.