Nova atração da Gramado Ticket, o Tour Raízes Coloniais é uma experiência imperdível para quem visita a Serra Gaúcha. São quatro atrações em um lindo passeio pela região rural de Gramado. As famílias de descendentes italianos mostram seus costumes, sua culinária, sua arquitetura e estilo de vida, preservando a história e apresentando as peculiaridades da vida simples e autêntica do meio rural. Confira os detalhes a seguir:

Atrações do Tour Raízes Coloniais

casa centenária - raízes coloniais

O Tour começa pela Casa Centenária, onde viveu a família Ferrari, que construiu a casa e a mantém até hoje. Com arquitetura típica italiana, o local foi construído sobre um porão de pedras, onde estão mais informações da família, como fotos e objetos, que serão repassadas aos visitantes. Por estar localizada na área rural, no local é possível encontrar animais, flores e árvores centenárias, como este Carvalho. Dizem que se você abraçá-lo e fizer um pedido, ele se realizará.

carvalho centenário - raízes coloniais

A próxima parada é a Ervateira Marcon. Por lá conhecemos um pouco da história do chimarrão, a bebida oficial dos gaúchos. Também conferimos de perto a fabricação da erva-mate de forma totalmente artesanal. No local, podemos aproveitar para experimentar a bebida. Por conta da pandemia, as famosas rodas de chimarrão não estão sendo realizadas, mas é feita uma bebida especial para cada família. No local há ainda uma venda de produtos naturais, como chás e temperos, e deliciosas frutas cristalizadas. O ideal é levar dinheiro, já que não aceitam cartão nesta loja.

produção de erva-mate - raízes coloniais

Dica: Vitivinícola Jolimont: experiência completa de enoturismo

A terceira parada é no Museu Fioreze. O Sr. Nelson Fioreze, fundador do local, passou a colecionar objetos aos 12 anos. Hoje ele possui um acervo incrível de peças antigas, como máquinas de escrever, utensílios médicos e móveis.

museu fioreze - raízes coloniais

A quarta e última parada é no Caffé Della Nonna, uma experiência gastronômica bem italiana. A Família Foss recebe os visitantes com música, hospitalidade e muita alegria. No local, degustamos diversas opções de salgados, como o pão de trigo feito na hora, queijos e salames, e doces, como o bolo de cenoura e a torta de maça, a famosa apfelstrudel.

caffé della nonna - doces     caffé della nonna - salgados

Mais informações

O passeio acontece às terças, quintas e sábados à tarde, com saídas dos locais de hospedagem das 13h às 13h30 e retorno até às 17h30.

Clique no banner abaixo e compre seus ingressos na Gramado Ticket em até 12x sem juros.

venda de ingressos

One thought on “Raízes Coloniais: um resgate à história da Serra Gaúcha

Comments are closed.